terça-feira, 22 de abril de 2008

Pequenas Coisas

Hoje recebi um "scrap" de uma aluna da Banda, a Mariana. E o que ela escreveu me deixou feliz, emocionado e triste. Sim. Ao mesmo tempo. Estranho? Não, normal.
O dito "scrap" falava sobre um viídeozinho que eu postei no meu perfil. Um pedacinho de uma apresentação da Banda do Santa, com a gente tocando "The Final CountDown", do grupo Europe (criei na banda o gosto por tocar rock, pop, coisas diferentes do que se espera de uma banda marcial). Pois bem. No dia dessa apresentação a Mariana viu a a gente tocar.
Frase da Mariana:
"- Quando vcs começaram a tocar, eu qse chorei, fiquei tooda deslumbrada e pensei na hora...
O meu lugar é NESSA banda!!"
Isso me deixou emocionado.
A Mariana é uma garota muito bacana, romântica, um pouco exagerada. Adolescente.
Mas a genuína emoção é o que importa.

Quantas vezes a gente deixa a emoção sufocada, a vontade de dizer o que realmente pensa, o sorriso de satisfação meio amarelado por causa de convenções, autoritarismos e aparências?
Quantas vezes gritamos palavras de ordem berradas por outros, mas que não nos dizem absolutamente nada, apenas para gastar o tempo e "ter experiências novas, viver emoções, crescer, ter conciência".
Sim, quantas vezes fomos massa de manobra, gado manso, boi de piranha...
Sem ter a mínima vontade ou vocação para isso.
Apenas porque não adotamos a emoção nas nossas vidas como um combustível para encarar o mundo.
A Mariana me deixou emocionado porque o fato de eu ter postado um vídeo a fez lembrar de um moemento de grande emoção de sua vida. E isso me deixou muito feliz também.
Feliz porque pude perceber que ainda temos emoção viva correndo nas veias. Ainda temos salvação. Ainda podemos olhar nos olhos dos nossos semelhantes e sorrir.
Fiquei feliz também pela possibilidade que temos hoje de registrar nossos momentos, nossos preciosos momentos de emoção, de alegria, de sucesso (de fracassos e tristezas também) de forma muito econômica. E podemos compartilhá-los com as pessoas de forma direta, para que entendam ou não. Para que apreciem ou não. Para que sintam ou não.
Então, eu parei e pensei um pouco. Pesei tudo isso e fiquei triste. Não TRISTE. Mas triste (com letra minúscula mesmo), desconfortável, meio que desanimado. Motivo: comecei a tocar mais ou menos com a idade da Mariana. Também comecei fascinado, emocionado. Muitos momentos de alegria, alguns de tristeza, outros de júbilo e algumas frustrações.
Lembrando de tudo isso, me dei conta que o registro de todas estas coisas resume-se a algumas poucas fotos e lembranças já meio apagadas.
Nomes se perdem, amizades simpesmente desaparecem.
As histórias não tiveram o registro preciso e imparcial dos recursos disponíveis hoje: câmeras digitais, Orkuts, fotologs, blogs, xurumelogs.
Não. As histórias ficaram com os protagonistas. Na memória dos protagonistas. E vão lentamente se perdendo. Como aconteceu com nossos pais, com nossos avós.

Por isso que essas pequenas coisas que a gente faz todo dia devem ser registradas, devem ser comemoradas, devem ser passadas aos nossos amigos.
Peceber a emoção da Mariana foi uma grande e agradável surpresa.
Descobrir que o gesto que fiz ("pegar emprestado" o link que estava no perfil do Mário henrique) causou uma lembrança tão intensa e feliz.
Tomara que todos possam ao menos uma vez causar este sentimento nas pessoas.
Eu, enquanto músico, enquanto artista, tenho que me esforçar para transmitir a emoção que um compositor idealizou (ou vivenciou) em algum momento de sua vida. É o meu dever. É o meu destino.
Mas eu, enquanto ser humano, devo me esforçar (aliás, acho que todos os "eus" deveriam) para poder proporcinar emoções aos seus semelhantes.

Emoções vivas, felizes e intensas. Lembranças como as que suscitei à Mariana.
Lembranças para toda a vida.
Mesmo que daqui uns tempos o mundo vire o caos.
E que o Orkut acabe!


Valeu Mariana!


Esse é o vídeo (YouTube ruleia)
http://www.youtube.com/watch?v=jhtiatuVKmc


Essa é a Mariana

3 comentários:

The Heart of Lilith disse...

Sabe ainda bem que pessoas como a Mariana existem ainda, assim n me sinto tão sozinha na espontaneidade!

E tu tb és assim Luiz!

E tu causas emoção e mais outras coisas sempre, tu só não notas!

Tás adicionado no meu blog raramente atualizado exceto ontem!

Beijos

Flautista Marii disse...

eu fiquei pensando se eu devia falar.. Se talvez ñ fosse exagero meu..Mas eu penso que é sempre bom as pessoas saberem os sentimentos que cauzam nelas..Assim como eu gostei ( e muito) de saber doq vc pensou qnd leu o meu ''scrap''..eu só queria dizer..nem sei como dizer..
Vo escrever como foi então:
Eu cheguei da aula de flauta e meu professor disse que eu tinha que ensaiar mais em casa pra ter mais fôlego nas músicas, eu disse: mas é uma chatice estudar notas longas..e ele respondeu: mas é preciso se vc quizer ser músicista um dia.
Quando cheguei em casa vi o recado, e talvez, pela parte em que eu vi meu nome no texto, ou na parte que eu li ''comecei a tocar mais ou menos com a idade da Mariana.'', nossa foi estranho, eu comecei a chorar! (mt), em imaginar que um dia eu poderei ser como vc..eu chorei e foi estranho, mas me trasmitiu a coisa mais boa que eu já pude sentir..e sei que se um dia quizer chegar perto de tudo que vc é, vai ser preciso mto estudo
Obrigado por tudo que vc já me ensinou e tudo de bom que a banda do santa já me proporcionou..
Obrigado

Fábio disse...

Eu sou a pessoa que testemunhei essa história desde o inicio, foi para mim que a Mary ligou dizendo que havia acabado de ver a banda mais perfeita do mundo e que estava louca pra entrar, no dia seguinte eu vim a sua casa e naquela época a internet era muuito lenta e nós estavamos louco para ver a tal banda,então entramos no site da escola onde possuem alguns videos dos ensaios e esperamos eternas horas para completar e podermos assistir e realmente valeu apena, Ainda hoje nos perguntamos se não é um sonho estar na banda pois sempre desejamos muito isso. Cada dia que passamos na banda aprendendo e vendo aquele cara onde eu chamo de Maestro desde o início, é muito gratificante e honroso, pois sinceramente ele é para mim o Fodão.
Gosto muito dele pois ele é uma pessoa que acredita e que confia muito em todos os componentes da banda.
Concerteza tenho muito o que agradecer, pois sinceramente apredi muitas coisas com o Maestro.
Infelizmente não tenho muita frequencia na banda mas amo-a do mesmo jeito.