quarta-feira, 16 de abril de 2008

Flor Azul

"Flor Azul" foi uma inspiração súbita durante um viagem chata.
Isaac (o Isaac da Malamen´s Band), com seu flamante violão azul remendado com fita isolante, começou a tocar uma seqüência de acordes e me pediu: "- Canta uma bobagem qualquer, pra ver como soa. Vamos ver o que pode acontecer". Olhei prá fora.
(PARÊNTESE
Estávamos no final de outubro, indo com a Banda do Santa para Igrejinha, tocar no desfile da Oktoberfest (acho q era esse o evento). O ônibus em que nos encontrávamos estava pensando em parar, cansado, exausto e morrendo de calor. Parou no semáforo que existe em Nova Petrópolis.
FECHA PARÊNTESE)
Olhei prá fora: um imenso, muito bem cuidado e luminoso canteiro com milhares de flores azuis.
Uma visão paradisíaca. Fiquei olhando por alguns minutos e a única "bobagem" que me veio na cabeça foi "Flor Azul". Estava hipnotizado pela beleza gratuíta daquela paisagem, onde milhares de pessoas passavam sem dar a mínima. As pessoas que estavam no ônibus, por exemplo, não viram o jardim. Só viram depois que eu comentei sobre a buniteza do lugar E da situação insólita de uma ônibus fumacento estar ali, maltratando aquela natureza (produzida pelo homem, obviamente) tão incrivelmente linda.
Ficamos cantando "Flor Azul", "Flor Azul", batendo palmas, "Flor Azul". Música de viagem. mas o resto não vinha. O conteúdo da "Flor Azul" estava custando a sair. Foram aparecendo algumas palavras, frases.. Mas estava muito incompleto. Brotou rapidamente, mas crescia muito lentamente.
Passamos o dia em Igrejinha, tocamos, fomos aplaudidos, fizemos o lanche, bebemos as cocas, e voltamos. E nada da "Flor Azul" crescer.
Chegando em casa, sentei, baixei a cabeça e a "Flor Azul" brotou na minha mente.
Simplesmente lembrei do jardim e de uma moça que passava, alheia a tudo, que jogou alguma coisa, um papel ou um pedaço de casca de fruta no chão.
Ela se transformou num anjo e a "Flor Azul" na verdade é a felicidade que todos procuram. Está na nossa frente.
Se formos incompetentes o suficiente (como muitas vezes eu fui e ainda, infelizmente, deverei ser) para não perceber a felicidade na nossa frente, podemos passar um ano, dez anos, uma vida inteira, sem ter um único vislumbre da felicidade.
Sem poder ver e se deliciar com a "Flor Azul".

Flor Azul
(Bocchese/Schwartzhaupt)

No meio do caminho, eu vi uma coisa linda
E fiz essa balada prá cantar pela estrada.
A estrada era longa e a balada não tem fim
Quando eu passei passei por ela, ela jogou algo pra mim
Guardei o meu presente e segui o meu caminho
Lembrando do momento em que ganhei a flor azul.
Flor Azul! Flor Azul!!! Flor Azul! Flor Azul!!!

A vida é um mistério, se renova a cada dia
Andando pela estrada ou conhecendo uma guria
É um grande paraíso e a esperança não tem fim,
De encontrar o teu caminho e descobrir que tu tá a fim.
São tantas coisas que dão cor à vida
Mas a grande sensação é encontrar a flor azul.
Flor Azul! Flor Azul!!! Flor Azul! Flor Azul!!!

Quando eu penava nessa solidão
Eu queria que alguém aparecesse e me falasse
O quanto o mundo é bom, colorido perfumado e bonito e bom de se viver...
A alegria não pode viver sem um bocado de ilusão
Ilusão e que o mundo é bom, as pessoas são legais
E o ser humano é gente fina!
Eu só sei que quando tudo parecia perdido
Que o mundoestava uma droga, ferrado, acabado, fudido
Apareceu auqle anjo no meio da estrada
Estendeu a mão e me deu a flor azul!
Flor Azul! Flor Azul!!! Flor Azul! Flor Azul!!!
Flor Azul! Flor Azul!!! Flor Azul! Flor Azul!!!
Flor Azul! Flor Azul!!! Flor Azul! Flor Azul!!!

Nenhum comentário: