quinta-feira, 23 de julho de 2009

O CAVALO E O PORCO

Essa é uma daquelas historinhas com moral no final.
Talvez não esteja certa. Mas também não está errada. O que vale é a reflexão.

----------

O CAVALO E O PORCO

Era uma vez um fazendeiro, o Coronel Urtigão, que colecionava cavalos. Tinha cavalos de todos os tipos, cores, tamanhos e raças.
Opa! QUASE todas as raças.
Faltava-lhe um exemplar de uma raça rara  e já fazia alguns anos que ele estava procurando, mas sem sucesso.
A sua obsessão o fez gastar muito dinheiro, mas este não era o problema. O problema era o medo de acabar a vida sem completar a sua "missão". Um belo dia o Coronel Urtigão descobriu que o seu vizinho, o Coronel Son Gonçalves, tinha um cavalo que completaria a sua coleção. FINALMENTE!!!
O Coronel Urtigão atazanou a vida do Coronel Son Gonçalves até que este finalmente, mediante um pagamento estupendo que equivalia 5 vezes o valor do animal, concordou em vender o tal cavalo. Ventania era o nome do cavalo.
Teve festa na fazenda do Coronel Urtigão. Toda a cidade compareceu.
Veio o prefeito, vereadores, o vice-governador, vários deputados estaduais, alguns deputados federais e até mesmo aquele senador, Volfrido Canavieira, amigo de infância do Coronel Urtigão.
Todos vieram para apreciar Ventania, a peça que faltava na maior coleção de cavalos de raça da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. Discursos, apertos de mão, algumas promessas, diversas cobranças, chopp a vontade, churrascada, baile com a dupla Destro e Canhoto. Saiu até na CARAS!!!!
Alguns meses depois o cavalo Ventania adoeceu: ficou lá no pasto, jururu, deitado. Não comia nem bebia.
Seu Faísca, o capataz, informou ao patrão que o cavalo Ventania estava doente.
O Coronel Urtigão correu até o pasto e viu que Ventania, o cavalo que tinha custado os olhos da cara, o cavalo que faltava para completar a sua "missão", o cavalo que representava a sua grande vitória pessoal estava deitado, visivelmente abatido. Mandou vir o melhor veterinário do país, Doutor Elesbão Moela de Almeida.
O veterinário examinou demoradamente ventania,fez alguns testes na sua maleta laboratório portátil. Depois de três horas, veio o veredito:
- Prezado Coronel Urtigão. Depois de examinar detidamente o seu cavalo campeão, verifiquei que se trata de uma virose. A princípio branda. por favor ministre este remédio, via oral, a cada quatro horas, durante três dias. Voltarei no final deste período e tornarei a examinar o Ventania. Caso ele não tenha melhorado será necessário sacrificar o animal..
- MAS PORQUÊ? PORQUÊ SACRIFICAR O MEU MAIOR NEGÓCIO??? 
- Senhpr Coronel Urtigão. A razão é muito simples: se o Ventania não mehorar ele vai contaminar os outros animais e senhor será obrigado a tomar medidas extremas: sacrificar TODOS os seus cavalos, para não iniciar um surto mortal de Influenza Cavalaris.
- ESTÁ BEM!!! ESTÁ BEM!! Faísca!!! FAÍSCA!!!
- Sim seu coronel!!!
- Pega este remédio e segue as instruções do doutor ali. Se em três dias o ventania não ficar de pé, andar e correr, ele vai virar sabão!!!
- Sim senhor, coronel!!!
O porco Hortelino, que estava passando por ali, ouviu tudo e ficou apavorado. Seu grande amigo o cavalo Ventania, o grande campeão da fazenda ia ser morto se não melhorasse em três dias!!!
No dia seguinte, Hortelino foi até o seu amigo e tentou animá-lo:
- Bom dia, Ventania!!! Vamos dar um passeio nessa linda manhã?
- Hortelino...COF! COF!! AAAAAAAAIIII!!! Que dor nas juntas!! Não Hortelino. Estou doente. Vou ficar deitado aqui. Esse remédio que estão me dando deixa um gosto amargo na boca e me ataca o estômago...
- Levante Ventania!!! Se você não sair do lugar eles vão te sacrificar!!!
- COF!!! COF!!! Eu já estou me sentindo meio morto Hortelino. Vou ficar aqui.
Desesperado, Hortelino retorna no dia seguinte:
- VAMOS LÁ VENTANIA!!! LEVANTA!!! VAMOS ANDAR!!! SE TU NÃO CORRER POR AÍ TU VAI MORRER!!!
Dessa vez, Ventania nem se dignou responder... Só ficou la deitado.
No terceiro dia, Hortelino estava indo visitar Ventania quando passoupelo Seu Faísca, que estava voltando com o vidro de remédio na mão e falando cou um peão, o Zózimo:
- Pois é Seu Zózimo!! o Ventania nem se mexe lá no pasto. Aliás, parece que está cada vez pior. Acho que vamos ter que passar a faca no bicho. Que tristeza...
- Pois é, Seu Faísca. Uma tristeza mesmo...
Hortelino saiu em disparada, apavorado com a iminência do desastre.
- VENTANIA!! VENTANIA!!! LEVANTA!! PELO AMOR DE DEUS, LEVANTA!!!!
- COF!! Que que foi, Hortelino. Prá que este barulho todo?
- Levanta! Vamos lá! Te apóia em mim! ISSO!!! MUITO BOM!!!
- Vamos lá Ventania!!! É agora ou nunca!! Vamos!!
- ISSO!! ISSO!!! Agora caminhando!! Caminhando!!
- ISSO!!! MUITO BOM!!! AGORA CORRENDO!!! VAI!!! VAI!!!
- MUITO BEM CAMPEÃO!!! EU SABIA QUE TU CONSEGUIRIA!!!!
Seu Faísca viu o movimento no pasto. Foi ver e viu que o cavalo parecia um potro. Foi correndo chamar o Coronel.
O Coronel Urtigão veio correndo. Veio todo mundo. E todos viram que Ventania estava curado. Louco de felicidade, o Coronel Urtigão decretou:
- Minha gente! Hoje é dia de festa! Ventania melhorou quase que por milagre! Vamos comemorar!!! Hoje vai ter festa!! Hoje vai ter porco assado! Podem matar o porco!!!

Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho.
Nem sempre alguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso.
Saber viver sem ser reconhecido é uma arte, afinal quantas vezes fazemos o papel do porco amigo ou quantos já nos levantaram e nem o sabor da gratidão puderam dispor?

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
AMADORES CONSTRUÍRAM A ARCA DE NOÉ E PROFISSIONAIS, O TITANIC.
Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso!!!