sábado, 10 de maio de 2008

Por falta de assunto, a gente fala da falta de assunto

Quantas vezes a gente começa a conversar com os amigos, animadamente, sobre tantos assuntos que aconteceram no dia, na semana, no mês, e de repente acontece: silêncio mortal! ACABOU O ASSUNTO!!! Por incrível que pareça, esse tipo de incidente acontece o tempo todo. Até com os mais conversadores.
A falta de assunto é como um cadáver (não pela caracterísitca básica do cadáver, de estar morto e em decomposição): é incômodo, pesado e não é tão simples assim de se livrar dele. Talvez seja meio frio também. O certo é que uma falta de assunto é algo que pode variar entre uma simples pausa na conversa e uma situação bastante desagradável.
Vejamos alguns exemplos:
  • Quatro amigos, torcedores do mesmo time, assistindo ao jogo num bar. Questionam o posicionamento dos jogadores, as decisões do técnico, criticam o narrador, pedem uma cerveja. Passa uma garota, com uma mini mini-saia, um corpo escultural, e evidentemente mostrando o material para os embasbacados amigos que já esqueceram do jogo. Ela passa e senta com um brutamontes mal-encarado. os quatro amigos começam a comentar sobre as qualidades da garota, sua postura, o apuro na combinação de roupas (ou não-roupas), o sapato dela (AAAAHHH!!! Sapatos sempre rendem boas conversas.), as semelhanças com uma antiga colega gostosona no colégio, que cada um paquerou, cada um pensando nas suas aventuras amorosas... De repente, sem aviso nenhum, cai ali o cadáver. Digo, a falta de assunto! Sem aviso! Sem perdão!! GOOOOOOLLL!!!! Mas eles se olham. E cada um pede mais uma cerveja. Vai um tempo até que o cadáver, digo a falta de assunto, desapareça.
  • Quatro amigas batendo pernas num shopping, jogando charminhos, e fazendo poses pra mostrar como estão realmente bonitas e desejáveis, conversando sem parar sobre todos os mais variados assuntos, animadamente, entremeando uns "- QUE LINDO ESTE SAPATOOOO!!" e um "- Adorei este óculos. Pena que é muito caro!" entre conversas mais sérias sobre o trabalho, sobre o chefe carrsco, sobre os maridos/namorados que não prestam atenção nas unhas, cabelos, pulseiras e colares. De repente, as quatro encontram o Marcelinho, aquele antigo colega de escola, de faculdade, de trabalho, de academia. Todas felizes por encontrá-lo. Um gato! Lindo de morrer. Cada uma delas já saiu com Marcelinho, em diferentes épocas. Mil loucuras. Mas nenhuma das outras sabem. E jamais vão saber. Por que seria traição. Todas sabem que todas sempre estiveram a fim do Marcelinho. Então, naquele frenesi hormonal a flor da pele, aparece um cara, 1.80 de altura, bonito, sério. Sutilmente ele engancha no braço do Marcelinho e sussurra no ouvido dele um "Vamos?". Marcelinho responde um "Ok, baby!", se despede e sai aos beijinhos com o seu namorado. As garotas ficam chocadas, começam a falar ao mesmo tempo, rapidamente, sem esperar resposta. "Como? Quando? Meu Deeeeeeus!! Não é possível!! E eu que..." e por aí vai. Na sequencia, o cadáver, digo a falta assunto, cai estrondosamente. O shopping balança. Vai demorar muitos anos até que elas voltem a falar sobre Marcelinho. Ele vai ser a grande falta de assunto delas.

Falta de assunto é o mal do século. Com tanta informação trasmitida pela tv, rádio, celular, internet, outdoors, carros de som, não é preciso mais conversar. Basta respirar. Os assuntos aparecem e desaparecem. Em silêncio. Como um cadáver em decomposição. Desaparece lentamente, silenciosamente, inxoravelmente.

4 comentários:

.ana disse...

faltou assunto pro comentário!

=P

The Heart of Lilith disse...

Olhám, se fosse eu, jamais pararia de falar do Marcelinho, que absurdo, virar gay assim, do nada!

hahaha

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flautista Marii disse...

Conselho de quem nunca para de falar..
Uma vez eu li, não sei aonde, que existe uma ponte entre os assuntos..E me serviu muito bem quando eu fico nervosa perto de alguem, como o Bochesse, e não passa nada de útil na cabeça..heheheh
Então, o segredo desta ponte:
Digamos que você esteje falando de um filme, neste filme há um ator, que passou por um escandalo, que te fez lembra de sua tia, que por sua vez tem três filhos tri gêmeos, que te fazem lembrar da namorada do teu maestro de banda, que por sua vez foi fazer uma apresentação em tal lugar que te lembra de...
E por aí vai..
Boa dica não!!