quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DINHEIRO


Todos os dias somos bombardeados pelas notícias da crise econômica que assola o mundo.
O mais interessante é que todos sabiam que ia acontecer. Mas cada especulador, na sua presença invisível, apostava que ia demorar mais um pouco.
Quem sofre com isso não são os países, as empresas os desgraçados que "apostam" milhões em negócios não muito éticos. Quem sofre são as pessoas, os que pagam a conta.
As moedas, o câmbio, as negociações entre países são sacudidas por desvalorizações ou super valorizações que não permitem mais ver um futuro de equilíbrio.
Cinco milhões de dólares não valem mais o que valiam nos anos 70. Dava quase para mandar um foguete para a lua por esse dinheiro todo.
O euro, que era a grande promessa de moeda forte, que fez muita gente pensar em sair do padrão dólar para usar o padrão euro, caiu de cotação e, principalmente, fez cair a economia de países menos preparados do bloco (Portugal e Grécia por exemplo).
É preciso uma moeda estável, que supere todas essas dificuldades, e que permita a todos os habitantes da terra (mais de 7 bilhões já) conversarem sobre economia sem problema de conversão.


Uma ótima alternativa é a moeda genérica utilizada aqui no Rio Grande do Sul, o "PILA"!
Quando a gente fala em "5 pila", dependendo do assunto todo mundo sabe o que significa:
- Um refri por 5 pila é muito caro!!!! Pago 3 pila o litrão de 2 litros no super!! (nessa frase, o indignado consumidor quis dizer que uma lata de refrigerante por 5 reais é muito caro e que ele paga 3 reais no super-mercado por uma garrafa pet de 2 litros)
- Comprei um note tri bom por 1 pila e meio. Tinha um de 900 pila mas era tri xinelão!! (o nerd quis dizer o seguinte: comprou um notebook muito bom por 1.500 reais. Tinha um outro aparelho por 900 reais mas não atendia as necessidades do usuário e não era um produto de qualidade)
- BAAAAH!!! Vai dizer que tu pagou só 20 pila por esse carro?? Tá loko!!! Na web tu não acha por menos de 25!!! (Aqui deu pra perceber que se trata de 20.000 / 25.000 reais)
- Bah! negocião o cara fez na mega: apostou 10 pila e faturou 10 pau!!! (aqui uma outra medida "pau" indica muita grana (no caso 10.000.000 - milhões - de reais) mas pode ser usado o pila normalmente)
- To vendendo a minha caixa de som, só 1.000 pilinhas!!! (aqui acontece o contrário: o preço é 1.000 reais, mas a expressão indica que é uma barbada, que a caixa vale muito mais)


Essas expressões são usadas por jovens e idosos que ficam super a vontade em falar sobre negócios, economia e cotações financeiras.
E serve pra real, dolar, libra, euro.
É uma moeda universal.

A confusão que produzimos hoje é culpa totalmente nossa.
Não entendeu nada do que está escrito aqui?
Não tem problema!!!
Como já passamos pela terceira vez pelo fim do mundo (duas vezes só este ano) e não aconteceu nada, estou bem a vontade para escrever esse monte de falácias cheias de bazófia e fanfarronice.
Onde estaríamos se não fosse possível fazer besteiras de vez em quando?
Talvez no fim do mundo.
De verdade!!!!

Nenhum comentário: