quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CONVITE - especial Mês da Criança

Os Saltimbancos
(PESSOAL! TÁ BOM DEMAIS!!! NÃO DÁ PRA PERDER!)

Queridos amigos, no dia 14 de outubro - quinta-feira, na edição do Quinta Sinfônica, a Orquestra Sinfônica e o Coro da UCS em parceria com o Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis, apresentam o MUSICAL: "OS SALTIMBANCOS". 
O concerto reúne cerca de 100 artistas, entre cantores, orquestra e técnicos, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. Os arranjos musicais foram feitos, especialmente para esta apresentação por Geremias Freitas. A concepção cênica e de figurinos é de Cristiane Ferronato e do Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis, com a assessoria de Renato Filippini. A direção de iluminação é de Renato Filippini.


Histórico:


"Os Saltimbancos": texto de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, adaptado por Chico Buarque foi montado pela primeira vez no Brasil em 1977. Em 1981, Os Trapalhões lançaram sua versão cinematográfica, "Os Saltimbancos Trapalhões", com Lucinha Lins no elenco e participações de Ivan Lins, Miúcha e Bebel Gilberto. O espetáculo ainda teve uma montagem histórica na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro (RJ), com artistas como Nara Leão.

A história:
Bremen, na República Federal da Alemanha, próxima ao porto de Hamburgo, é uma das mais belas cidades da Europa. É famosa, em todo o mundo, por várias razões, mas, para as crianças, é lembrada como a cidade dos animais-músicos, escrita pelos irmãos Jacob Ludwig Grimm (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859), professores e que publicaram muitas histórias, reunindo velhas lendas e histórias germânicas. A história dos músicos de Bremen - o burro, o cão, a galinha e o gato, que se encontram na estrada e juntos vencem o inimigo, tornando-se donos felizes de uma estalagem, é de toda a obra, dos irmãos Grim, uma das mais famosas.  O compositor italiano Luís Enriquez e o letrista Sérgio Bardotti, este muito amigo do Brasil, versionista de músicas de Vinícius de Moraes e Chico Buarque para aquela língua, fizeram uma nova adaptação de "Os Músicos de Bremen", com o título de "Os Saltimbancos". Não há narrador na história, e as próprias canções vão conduzindo o desenrolar dos acontecimentos.  O coral de vozes infantis emolduram de forma graciosa, unindo e valorizando cada uma das canções.  As letras foram tão bem adaptadas por Chico, as músicas são tão bonitas que qualquer pessoa de sensibilidade ouve com viva emoção todo este musical. As crianças descobrindo ensinamentos preciosos, mais do que uma simples história, uma visão do mundo, dos homens e da justiça - mensagem que também chega aos adultos. Por exemplo, uma das canções, "A Cidade Ideal", é um pequeno projeto poético de urbanismo, bem como desejaria o arquiteto Jaime Lerner. Algumas das canções podem ser destacadas e ouvidas isoladamente. O que faz de "Os Saltimbancos" uma obra para todas as idades, embora seja, aparentemente, destinado especificamente ao público infantil - é sobretudo, pelo amor com que foi produzido, trabalho de Chico Buarque e Sérgio de Carvalho. "Os Saltimbancos" é o melhor presente que uma criança pode ganhar. Um presente musical e fascinante, que, bem cuidado, permanecerá sempre, como um momento muito feliz de amor a música e a vida, traduzido nas crianças, em sua pureza e em seu mundo maravilhoso de sonhos e fantasias.

Serviço:
Evento: Quinta Sinfônica - Saltimbancos - Apresentação da Orquestra Sinfônica da UCS - Coro da UCS e Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis

Data: 14 de outubro de 2010 - quinta-feira
Local: UCS Teatro - R: Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Cidade Universitária -
Caxias do Sul
- RS
Hora: 20horas
Realização: Coro Infanto-Juvenil de Veranópolis - Prefeitura Municipal de Veranópolis - Universidade de Caxias do Sul

Apoio cultural:
Lions EduC - Unimed Nordeste - RS
Ingressos antecipados: de 11 a 14 de outubro de 2010 - Livraria do Maneco - Centro e Cidade Universitária
Orquestra Solidária: Doe livros infantis

CONTATOS:
Moacir Lazzari – coordenador geral da Osucs – (54) 3289 9017 / (54) 8403 2590
Manfredo Schmiedt - maestro e diretor artístico da Osucs - (51) 96569450
Cristiane Ferronato – coro Infanto-Juvenil de Veranópolis – (54) 99863903/ (54) 3441 1661
Renato Filippini - coro da UCS (54) 3221 3095 -
r.filippini@terra.com.br
 --  Ester Chaves Rodrigues Comunicação - Osucs 54-3289-9030/ 54-9998-7307

Nenhum comentário: